Testemunha de João Castiço
Testemunha: Esmeralda Josefina, 72
Relação com João Castiço: Vizinha
Trata-se de uma vizinha de João Castiço, que conhece perfeitamente a história deste e que vem comprovar que a expropriação da vivenda de João não se realizou segundo o procedimento legal estabelecido, e desmentir o que será defendido pela outra parte.
Factos que procuram provar o que será defendido.
- Esmeralda sabia perfeitamente, tal como os munícipes e até o próprio presidente da Câmara, que aquela casa pertencia a João Castiço.
- Sabiam não apenas isto, mas também era sabido que este tinha emigrado para a Suíça prosseguindo uma oportunidade de trabalho rentável que serviria para auxílio de um familiar doente. Na morte espontânea deste familiar, João decidiu investir o que já teria juntado na vivenda que hoje se encontra expropriada.
- Esmeralda não só mantinha contacto com João, como até se voluntariou para o trabalho de manutenção geral da casa, visitando-a de duas em duas semanas para regar as plantas, verificar se estava tudo em ordem, e outras tarefas de pura vigilância.
- Esta não soube de nada deste procedimento, mesmo que estando muito atenta aos acontecimentos do Município, não tendo qualquer ideia de que João estava em risco de perder a casa.
- Esta não consulta o correio de João por considerar que se tratará de algo pessoal que apenas deverá ser aberto quando este assim o requerer, por isso não sabe se existia ou não uma carta no correio a notificar o procedimento. Porém esta não teve nunca a noção que alguém estaria a tentar entrar na casa ou contactar o seu dono.
- Relativamente à proximidade do presidente da Câmara e a ministra, não há como negar que eles tinham uma relação próxima. Isso era percetível para Esmeralda tendo em conta a quantidade de vezes que os presenciou em público no Município.
Advogados de João Castiço,
Ana Catarina Freitas, Beatriz Abreu, Carlos Guerra, Rita Matos, Sabrina Oliveira